A pseudociese, ou popularmente conhecida como gravidez psicológica, é um problema emocional que acontece quando os sintomas de gravidez estão presentes – enjoos, aumento do sono, alterações de humor, ganho de peso – mas não existe feto se desenvolvendo no útero da mulher.

Vale ressaltar que a gravidez psicológica não é uma invenção ou mentira da mulher.

Ela de fato apresenta os sintomas e acredita estar grávida. O corpo também produz hormônios típicos de uma gestação verdadeira.

Essa condição é extremamente rara e afeta aproximadamente uma a cada 20 a 25 mil gestações.

Principais sintomas

Os sintomas da gravidez psicológica são os mesmos que os de uma gravidez normal, embora não haja nenhum bebê sendo formado, são eles:

• Enjoos;
  • Sonolência;
  • Desejos alimentares;
  • Ausência ou atraso da menstruação;
  • Aumento do volume abdominal;
  • Aumento do tamanho dos seios;
  • Sensação de sentir o feto se mexer;
  • Produção de leite materno.

Ainda não se sabe ao certo as causas do surgimento desses sintomas na gravidez psicológica, no entanto, é possível que os estímulos psicológicos gerem um aumento na produção de alguns hormônios da gravidez, o que resulta em sintomas semelhantes aos de uma gravidez real.

O que causa a gravidez psicológica

Pouco se sabe sobre o que causa a gravidez psicológica, no entanto parece estar relacionada com os seguintes fatores:

• Desejo intenso de engravidar e dificuldade para engravidar;
  • Medo de engravidar;
  • Depressão e baixa auto-estima.

Também, em alguns casos, a existência de problemas matrimoniais também parece estar relacionada ao desenvolvimento de uma gravidez psicológica, pois a mulher pode acreditar que esta é a única solução para salvar o casamento.

Como é feito o diagnóstico?

Os exames de gravidez são capazes de confirmar as suspeitas de qualquer mulher em dúvida, especialmente o ultrassom. No entanto, existem casos mais graves em que a mulher pode acreditar que está grávida mesmo após ter realizado os exames diversas vezes.

Sendo assim, é sempre importante que a mulher faça uma avaliação com o ginecologista e um psicólogo, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Tratamento para a gravidez psicológica

Geralmente, o ultrassom já é suficiente para fazer a mulher perceber que ela não está grávida. Mas se os sintomas persistirem ou a tristeza for excessiva, a mulher pode iniciar um acompanhamento psicológico com um profissional de saúde mental para que a causa da gravidez psicológica possa ser analisada.

O psicólogo fará perguntas sobre o estilo de vida da paciente, fatores de estresse, a qualidade da relação amorosa, a relação com a família e, especialmente, sua visão sobre a maternidade.

Possíveis Complicações

Diversas mulheres que passam por gravidez psicológicas têm maiores chances s de desenvolverem outras doenças psiquiátricas, como depressão, psicoses, entre outras.

Busque ajuda profissional

Busque ajuda de uma profissional qualificada para te ajudar a solucionar impasses relacionados à maternidade, seja gravidez psicológica, ansiedade durante a gestação ou construção de autoconfiança para as mães. Agende uma consulta

Créditos de imagem: Shutterstock.com