É bastante comum as pessoas confundirem depressão com tristeza. Muita gente que se entristecem com algum fato ou evento em suas vidas dizem “estou deprimido”, ou relaciona a tristeza de amigos ou familiares como depressão.

Porém, na realidade, depressão e tristeza não são a mesma coisa.

O que é tristeza?

É só Tristeza ou Depressão?

Tristeza é uma emoção e um sentimento muito típico dos seres humanos. Ela é caracterizada pela falta de ânimo para a realização das tarefas diárias.

Também a falta de alegria perante as coisas da vida e outras emoções de insatisfação são características comuns.

Como diferenciar tristeza de depressão

Como dissemos acima, a tristeza é uma emoção, já a depressão enquanto síndrome e doença, é definida por um transtorno psicológico.

A tristeza é caracterizada por causas externas, ou seja, ficamos tristes quando algum evento ou fato negativo ocorre em nossas vidas ou com pessoas de quem gostamos.

Ficar triste é normal, faz parte da vida. Todas as pessoas passarão por episódios de tristeza, mas a tristeza tem duração limitada e quando ficamos tristes isso não impede de enxergamos coisas boas em nossas vidas.

A depressão é caracterizada como um fenômeno interno do individuo, que possui sintomas e tem uma duração maior.

Geralmente afeta a pessoa por mais de 15 dias e vem acompanhada de desânimo, falta de interesse generalizado (por coisas e pessoas), alterações no sono, no apetite ou no peso, causa apatia, sentimento de vazio, de desemparo e prejudica o desempenho da pessoa em diversos aspectos de sua vida, tais como: profissional, relacionamentos, familiar e social.

Porque a tristeza é facilmente confundida com depressão?

Uma das razões para a confusão entre depressão e tristeza é o fato de que os sintomas são semelhantes e o tratamento é muitas vezes parecido. A maior parte dos medicamentos para depressão ajuda a combater a tristeza..

Outro motivo importante é que muitas vezes a tristeza, ou seja, a dor por algo negativo que ocorreu, como: o fim de um relacionamento, a perda de um parente, o desemprego, por exemplo, acaba desencadeando uma depressão que pode ser percebida pelo fato de a tristeza ultrapassar um limite razoável e a pessoa começa a reagir de forma diferente do habitual.

Mesmo quando ficamos tristes, somos capazes de reagir a estímulos positivos de prazer. Mas a pessoa deprimida dificilmente consegue fazer isso. A depressão enfraquece a força de vontade. Ele não pode combatê-la.

Qual é o tratamento para a depressão e para a tristeza

Existem dois métodos eficazes para o tratamento da depressão e da tristeza. Um deles é baseado na prescrição de medicamentos antidepressivos. Este tratamento é realizado pelo psiquiatra, que acompanha o paciente, monitora o uso do medicamento e ajusta a medicação conforme cada caso.

O outro método de tratamento é a psicoterapia. Nela é criado uma relação de confiança entre o psicólogo e paciente, onde são tratados os aspectos emocionais e psicológicos que afetaram negativamente a pessoa, alterando seu humor e dificultando a superação do quadro de tristeza ou depressão. Em psicoterapia, são identificadas as causas do problema.

Sendo assim, é aconselhável combinar os dois tipos de tratamento, para que as causas e sintomas sejam combatidas em conjunto, aumentando assim a eficácia e rapidez do tratamento.

Caso você se identifique com algumas dessas situações acima relacionada ou tenha algum amigo ou familiar apresentando esses sinais marque assim que possível uma consulta com o Psicologo agora mesmo.