A codependência emocional é caracterizada por uma dependência excessiva de um indivíduo em relação a outro. Trata-se de uma transtorno emocional em que a pessoa não consegue se desvincular de seu parceiro. Também se pode dizer que é uma prisão, onde o indivíduo está sujeito a todo tipo de comportamento e suas consequências, sem perceber que está abrindo mão da sua própria liberdade.
Identificando uma relação de Codependência Emocional
O codependente emocional não consegue estabelecer um vínculo saudável com o seu parceiro, apresentando ao outro um exagero de cuidados, enquanto negligencia seus próprios desejos. O individuo se torna um espelho que reflete apenas as necessidades externas, podendo largar seu trabalho, seus amigos e tudo que for necessário para manter a relação livre de ameaças. É comum o humor do codependente mudar, quando o humor do parceiro muda.
A pessoa entra em um estado de conflito, e quando se vê obrigado ir em busca do seu ‘eu interior’ encontra imensa dificuldade pois não está habituada em prestar atenção em si mesmo durante a vida. Marcado por uma auto-estima frágil e extrema insegurança, o codependente quer se sentir indispensável e acaba adotando uma posição mais passiva e submissa, pois não tem a estrutura emocional para entrar em conflito com seu parceiro.
Porque a Codependência emocional acontece?
Na codependência emocional, a pessoa transfere toda a sua energia para o outra com intuito de garantir que ela seja amada e tenha o seu espaço reservado na vida do parceiro. O codependente é incapaz de acreditar em si mesmo, frequentemente se sente inferior e o exagero ou controle são tentativas desesperadas de se tornar interessante e de manter o desejo do outro de permanecer na relação.
Sintomas de Codependência Emocional
- Baixa auto-estima. Um indivíduo que não se sente capaz de alcançar seus objetivos, que apresenta dificuldade em tomar suas próprias decisões e com isso, acaba perdendo diversas oportunidades de crescimento na vida, prejudicando seu próprio desenvolvimento.
- Autonegação. A pessoa está sempre negando a realidade que lhe é apresentada de forma negativa, para evitar ter de enfrentar o problema. Por exemplo, se o marido trai a mulher, ela pensa algo como: “não é nada sério, é só uma relação passageira, logo logo ele para com isso”.
- Expectativa no relacionamento. Cria muita expectativa em pessoas que nunca mudam. Neste caso, há uma grande possibilidade de frustrações futuras.
- Medo enorme de perder. É aí que está o problema, é o fantasma da codependência emocional, o medo de ficar sozinho(a).
Alguns exemplos de codependentes emocional
- Uma mãe que faz de tudo para evitar que o seu filho saia de casa.
- O marido que restringe ou coloca barreiras no crescimento profissional da mulher.
- O namorado que exige da parceira 24 horas de dedicação incontestável e absoluta.
- A esposa que prefere continuar em um relacionamento abusivo do que enfrentar os desafios que virão pela frente.
- A avó que paga ao traficante as dívidas do neto.
Quais os tratamentos da Codependência Emocional
A codependência emocional traz grandes sofrimentos e gera diversas perdas na vida do indivíduo. Vejo muitas pessoas que de alguma forma tentaram lidar com a situação e os seus sentimentos, sem qualquer progresso aparente. Isto é natural, pois trata-se de comportamentos muito enraizados, mas é possível mudar esta situação.
Após o reconhecimento do problema, é necessário começar o tratamento, que é feito através da psicoterapia. A terapia para Codependência Emocional traz excelentes resultados e dentre outras coisas que irá ajudar o paciente a viver bem consigo mesmo.
Viver em companhia é maravilhoso, mas devemos encontrar “companheiros de viagem” para a vida, não “mesas de salvação”. Aprender a reconhecer suas capacidades, qualidades e talentos vai fazê-lo(a) sentir-se mais confiante e pronto para uma relação mais saudável com o seu parceiro(a) e especialmente consigo mesmo.
Aproveite mais a sua vida
Enfim, caso você se identificou com o texto ou se você conhece alguém que está passando por uma situação como esta, tente guiá-lo sobre possíveis tratamentos a serem realizados, é muito importante que essa pessoa busque querer mais para sua vida, que tente aperfeiçoar suas habilidades e procure mudar a maneira como se vê a si mesmo(a).
Assim sendo, o tratamento fará uma grande diferença para que esta pessoa consiga ter uma melhor qualidade de vida no futuro e possa ter uma relação saudável com ela mesma.
Entre em contato com a Natália Marques Antunes, psicologa especializada no tratamento de codependência emocional e marque já uma avaliação aqui.
Créditos de imagem: Shutterstock.com