A Resiliência humana é a capacidade que uma pessoa têm de enfrentar problemas, suportar a pressão e ter flexibilidade para se adaptar a mudanças.
Alguma vez, você já reparou que algumas pessoas apresentam uma incrível habilidade de lidar com quaisquer obstáculos, mudanças indesejáveis e tragédias com uma admirável facilidade?
São pessoas que perderam alguém significativo em suas vidas, passam por um tratamento de câncer, perdem o emprego, mas nunca perdem a esperança. Da onde vem toda essa força para continuar seguindo em frente, não importando as consequências que elas terão de enfrentar.
Segundo especialista na área, essa capacidade de saber dar a volta por cima e manter-se otimista chama-se resiliência humana.
O que é resiliência humana?
A resiliência testa se uma pessoa é capaz de trabalhar sob pressão e lidar com prazos apertados, demandas imprevisíveis, problemas de desempenho entre outro. A resiliência humana vai além de educação, experiência, formação. O nível de resiliência determina quem terá sucesso e quem fracassará. Quanto mais resiliente a pessoa for, mais forte e preparada ela estará para ultrapassar os obstáculos na vida.
O sucesso é fruto de várias tentativas, de vários erros e fracassos, e o indivíduo pode ver isso como uma oportunidade de aprendizado e crescimento, tanto no âmbito pessoal como profissional. E a resiliência é fruto de aprendizagens de vida, ou seja, qualquer um consegue desenvolvê-la.
Você sabia que quem tem mais resiliência é mais produtivo e, consequentemente é mais focado e mais feliz? aqueles que passa pelos obstáculos e desafios na vida com maior rapidez e flexibilidade, saem de um momento de crise com muito mais facilidade, comparado a alguém com menos resiliência, pois estas tendem a ficar presas no sofrimento ou na dificuldade que está passando. Uma pessoa resiliente vai tentar encontrar formas de se renovar para alcançar o seu objetivo maior.
A resiliência humana pode ser aprendida
Todavia, engana-se quem acha que para ser resiliente é preciso nascer com esse “dom”, por exemplo; ou a quem passa por grandes catástrofes na vida. Resiliência é uma característica que pode, sim, ser aprendida e desenvolvida. Por isso, preparamos um material especial com algumas dicas e estratégias para deixá-lo mais resiliente:
8 dicas para desenvolver a resiliência humana
1. Mantenha uma atitude positiva
Pense no que você pode fazer para melhorar a sua situação e depois: faça-o!
Vamos pegar um exemplo simples para melhor compreensão: se seu superior reduziu suas horas de trabalho, você pode desenvolver uma visão diferenciada e ver isso como uma oportunidade para explorar novas possibilidades de trabalho. A longo prazo, isto pode levar ao crescimento na carreira!
Para a resolução de problemas a primeira coisa que se deve fazer é conhecer os seus pontos fortes
Saber seus pontos fortes e visualizar maneiras de utilizá-los para lidar com os problemas fará você perceber alternativas possíveis com mais facilidade.
2. Aceite que a vida é feita de mudanças
Isto significa que alguns objetivos podem já não ser alcançáveis devido a situações desfavoráveis, algumas das quais, por vezes, nem sequer temos controle. Aceitar as circunstâncias que não podem ser alteradas pode te ajudar a focar nas circunstâncias que podem ser alteradas.
3. Mantenha-se sempre flexível
Pessoas com alta taxa de resiliência esperam enfrentar desafios em diferentes fases de suas vidas. Elas são capazes de conciliar os seus objetivos e encontrar formas eficazes de se adaptarem às situações.
4. Tome ações positivas e decisivas
Procure fazer este “exercício” pessoal: tente agir o máximo possível em situações adversas. Tome decisões, em vez de apenas encostrar formas de fugir ou se separar completamente dos problemas e tensões, lembre-se, os problemas não irão se resolver sozinhos.
5. Estabeleça metas e objetivos
Estabeleça objetivos realistas. Tente fazer algo regularmente, se possível diariamente – mesmo que isso seja uma pequena conquista insignificante – que te permita alcançar seus objetivos. Em vez de se concentrar em tarefas que parecem inalcançáveis, pergunte-se: “O que sei que posso realizar hoje que me ajudará a ir na direção que eu quero ir?”.
6. Procure oportunidades para a autodescoberta;
As pessoas muitas vezes aprendem algo sobre si mesmas e podem descobrir que cresceram de alguma forma, como resultado de sua luta pela perda. Muitos que vivenciaram tragédias e dificuldades relataram melhores relacionamentos, uma maior disposição mesmo em momentos de vulnerabilidade, auto-estima elevada, espiritualidade mais desenvolvida e uma maior gratidão pela vida.
7. Cuide-se
Esteja ciente de suas próprias necessidades e sentimentos. Não ignore as atividades que lhe satisfazem.
8. Crie hábitos saudáveis
Pratique exercícios regularmente acompanhada de uma dieta equilibrada, cultive o habito de leitura e reserve um tempo para meditação.
Existe outras formas úteis de fortalecer a resiliência. Por exemplo, algumas pessoas realizam anotações sobre seus pensamentos e sentimentos mais profundos envolvendo traumas ou outros eventos estressantes em suas vidas. A meditação e as práticas espirituais ajudam algumas pessoas a estabelecer conexões e restaurar a esperança.
A chave é identificar formas que possam funcionar para você como parte de sua estratégia pessoal para promover a resiliência humana.
Oque achou do artigo? Que tal entrar em contato comigo agora mesmo?
Créditos de imagem: Freepik.com