O Transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, é a dificuldade que uma pessoa tem em interagir socialmente, apresentar trabalhos em público, ou comer na frente dos outros, por exemplo, por medo de ser julgado, sentir-se humilhado, ou ver os outros perceberem suas fraquezas.

A ansiedade social pode ser muito debilitante e interferir no desempenho profissional e nos contatos sociais, o que pode levar ao desenvolvimento de outros transtornos psicológicos, como depressão grave e agorafobia, que é o medo de ficar em locais abertos, fechados ou em multidões, por exemplo.

O tratamento do transtorno de ansiedade social deve ser realizado por um psicólogo ou psiquiatra que pode indicar, dependendo do grau do transtorno, o uso de medicamentos ansiolíticos para reduzir os sintomas de ansiedade.

Causas

Dentre as possíveis causas para o desenvolvimento do transtorno de ansiedade social incluem fatores genéticos e neurológicos, eventos traumáticos, timidez na infância, abuso físico e psicológico, entre outros.

O Transtorno de ansiedade social geralmente começa gradualmente durante a infância, levando futuramente a graves perdas nas relações profissionais, sociais e emocionais do indivíduo.

Deve-se notar que essa condição afeta tanto homens quanto mulheres e que os pacientes com essa condição são mais propensos a se tornarem viciados em drogas ou álcool, já que essas substâncias podem funcionar como desinibidores e permitir que eles interajam socialmente.

Indivíduos com transtorno de ansiedade social ou fobia social, como também é chamado, têm um medo excessivo quando eles têm que realizar certas tarefas em público, como falar ou estar presente em situações sociais.

Sintomas

Principais sintomas do transtorno de ansiedade social

Timidez ou desconforto em certas situações não são necessariamente sinais de transtorno de ansiedade social, especialmente em crianças. O nível de conforto em situações sociais varia e depende de traços de personalidade e experiências de vida. Algumas pessoas são reservadas por natureza e outras são mais extrovertidas.

Ao contrário do nervosismo diário, o transtorno de ansiedade social inclui medo, ansiedade e evasão, que interferem na rotina diária, no trabalho, na escola ou em outras atividades. O transtorno de ansiedade social geralmente começa no início ou no meio da adolescência, embora às vezes possa começar durante a infância ou na idade adulta.

Sintomas físicos

Às vezes, existem sinais e sintomas físicos que podem acompanhar o transtorno de ansiedade social e podem ser:

  • Batimento cardíaco acelerado
  • Tremores
  • Sudorese
  • Dor de estômago ou náusea
  • Dificuldade para respirar
  • Tonturas
  • Tensão muscular

Ao atingir níveis de ansiedade muito altos, os pacientes podem sofrer ataques de pânico por alguns minutos.

Quando consultar um médico especialista

Verifique com seu médico ou profissional de saúde mental se você tem medo ou evita situações sociais normais, porque elas causam desconforto, angústia ou pânico.

Solicite uma Consulta Psicológica

Complicações que o transtorno de ansiedade social pode trazer

Se não tratada, o transtorno de ansiedade social pode controlar sua vida de forma negativa. A ansiedade pode interferir no trabalho, estudo, relacionamentos ou na capacidade de aproveitar a vida. O transtorno de ansiedade social pode causar:

  • Baixa auto-estima
  • Problemas para agir assertivamente
  • Diálogo interno negativo
  • Hipersensibilidade crítica
  • Habilidades sociais fracas
  • Isolamento e relações sociais difíceis
  • Realizações acadêmicas e profissionais ruins
  • Abuso de substâncias, por exemplo, beber muito álcool
  • Tentativas de suicídio

Prevenção

Não existem ainda formas de se prevenir a Fobia Social. Também não há como prever se uma pessoa irá desenvolver a doença ao longo dos anos. No entanto, você pode tomar certas medidas para reduzir o impacto dos sintomas caso sinta ansiedade:

  • Peça ajuda imediatamente. A ansiedade, assim como muitos outros transtornos mentais, pode ser mais difícil de tratar se você não procurar ajuda rapidamente.
  • Mantenha um diário pessoal. Manter o controle de sua vida pessoal pode ajudar tanto você, quanto ao seu profissional de saúde mental a identificar o que causa estresse e o que parece ajudá-lo a se sentir melhor.
  • Estabeleça prioridades em sua vida. Você pode reduzir a ansiedade se gerenciar bem seu tempo e energia. Certifique-se de gastar tempo fazendo as atividades que você gosta.
  • Evite o consumo de substâncias prejudiciais. O consumo de álcool e drogas, e até cafeína ou nicotina, pode causar ou piorar a ansiedade. Se você é viciado nessas substâncias, tente evita-las ao máximo. Se você não consegue evitar, consulte seu médico ou encontre um programa de tratamento ou grupo de ajuda que funcione para você.

Diagnostico

Para o diagnóstico dessa patologia, é necessário que o paciente descreva seus sintomas ao especialista, a partir do qual ele pode determinar se o indivíduo sofre ou não de fobia social.

Tratamento do Transtorno de Ansiedade Social

O tratamento depende da extensão em que o transtorno de ansiedade social afeta a vida cotidiana de um indivíduo. Os dois tipos mais comuns de tratamento para o transtorno de ansiedade social são a psicoterapia (também chamada de “aconselhamento psicológico” ou “terapia de conversação”) e o uso de medicamentos, ou ambos.

A Psicoterapia no tratamento do Transtornos de Ansiedade Social

A Psicoterapia no tratamento do Transtornos de Ansiedade Social

A psicoterapia melhora os sintomas na maioria das pessoas com transtorno de ansiedade social. Na terapia, você aprende a reconhecer e modificar pensamentos negativos sobre si mesmo e a adquirir habilidades para ajudá-lo a ganhar confiança em situações sociais.

A terapia cognitivo-comportamental é o tipo mais eficaz de psicoterapia para tratar a ansiedade e pode ser tão eficaz quando realizada tanto quanto individualmente ou em grupos.

Na terapia cognitivo-comportamental baseada na exposição, você trabalha gradualmente para enfrentar as situações que mais o assustam. Isso pode melhorar sua capacidade de enfrentar desafios ou situações e pode ajudá-lo a criar confiança para lidar com situações que causam ansiedade. Além disso, você também pode participar de um treinamento de habilidades sociais ou jogos de personificação para praticar suas habilidades sociais, aumentar o conforto e ganhar confiança para interagir com outras pessoas. Praticar a exposição a situações sociais é particularmente útil para abordar suas preocupações.

Medicamentos para transtorno de ansiedade social

Medicamentos para transtorno de ansiedade social

Os medicamentos variam de acordo com o diagnóstico. Somente um médico pode prescrever a medicação mais adequada e a dosagem correta durante o tratamento. Os inibidores de recepção da serotonina (ISRS) são, na maioria dos casos, o principal medicamento utilizado no tratamento. Há também beta-bloqueadores e inibidores da ansiedade.

Se o médico concluir que é necessário, os medicamentos podem ser usados em combinação com psicoterapia para um tratamento mais eficaz.

Como conseguir ajuda profissional?

Portanto, algumas pessoas podem se recuperar sozinhas, mas se você não faz parte disso, não se preocupe, você pode pedir ajuda. Tanto pessoas com diversas fobias sociais quanto aquelas com apenas alguma específica podem se beneficiar de excelentes resultados. Não deixe de entrar em contato com uma Psicóloga Especializada em fobia social.

Atendimento psicoterápico para fobia social

Créditos de imagens: Freepink.com