O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio emocional caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, difíceis de controlar, que dura por 6 meses no mínimo. Essas preocupação excessiva pode acarretar a outros sintomas, tais como agitação, medo e tensão muscular.

O TAG pode facilitar o desenvolvimento de outros transtornos psicológicos na pessoa, incluindo a depressão. Isto porque a pessoa começa a imaginar em possíveis cenários futuros, preocupa-se com questões irrelevantes, apresentam dificuldade de deixar de ficar preocupado, e uma preocupação leva à outras maiores.

O tratamento da ansiedade generalizada visa interromper o ciclo de preocupação e deve ser orientado por um psicólogo ou psiquiatra. O uso de medicamentos ou técnicas de relaxamento podem ser recomendadas, dependendo do grau do transtorno. Saiba como o tratamento natural da ansiedade pode ajudar.

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

Os sintomas varia de pessoa para pessoa. Além das já mencionadas (agitação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular) existem outras queixas que podem estar associadas ao TAG, entre elas estão:

• Sintomas físicos: agitação, cansaço, tensão muscular, taquicardia, transpiração, dor de cabeça, falta de ar, aumento da pressão arterial, insônia, náuseas, vômitos, diarreia;
  • Sintomas mentais: angústia, irritabilidade, dificuldade de concentração, medo, preocupação excessiva.

Diagnóstico

O diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada se baseia no histórico do paciente, uma avaliação clínica cuidadosa e, quando necessário, a realização de alguns exames complementares.

Como os sintomas podem ser comuns a várias condições clínicas diferentes que requerem tratamento específico, é essencial fazer um diagnóstico diferencial com TOC, síndrome do pânico ou fobia social, por exemplo.

Qual é o tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada?

O tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada geralmente inclui uma combinação de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos associados à psicoterapia.

Medicamentos

Alguns medicamentos, comumente usados para o tratamento da depressão, podem ser úteis no tratamento do TAG. Os antidepressivos previnem os sintomas ou minimizam a sua gravidade.

Também são utilizados medicamentos ansiolíticos e sedativos. Esses medicamentos podem ser usados quando os sintomas se agravam ou quando a pessoa está prestes a se expor a algo que serve de gatilho para os sintomas.

Psicoterapia

Existe diversos tipos de psicoterapia que podem ser usado no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. No entanto, uma das formas de psicoterapia mais usada e que traz melhores resultados é a terapia cognitivo-comportamental. A terapia pode ajudar uma pessoa a compreender a relação entre os seus pensamentos, comportamentos e sintomas, ajudando a controlar e a diminuir a ansiedade.

Durante a terapia cognitivo-comportamental, a pessoa pode aprender como fazer isso:

• Compreender e controlar visões distorcidas dos fatores estressantes da vida, como o comportamento de outras pessoas ou acontecimentos;
  • Reconhecer e substituir os pensamentos que causam pânico para ajudar a pessoa a se sentir mais no controle;
  • Gerenciar pensamentos e reduzir o estresse
  • Evitar pensar que problemas pequenos se tornam grandes

Além dos medicamentos e da psicoterapia, técnicas de relaxamento, respiração profunda, meditação e ioga, podem ajudar a controlar a tensão muscular que acompanha frequentemente o TAG.

A prática regular de exercícios físicos e técnicas de mindfulness (atenção plena) podem ser grandes aliados da psicoterapia e da Interação medicamentosa.

Caso você reconheceu alguns dos sinais ou sintomas mostrado nesse artigo, procure um Psicólogo de confiança. Agende uma consulta e comece a cuidar da sua saúde emocional!

Existe cura para Transtorno de ansiedade generalizada?

Sim, existe cura para transtorno de ansiedade generalizada. E por isso é importante que você busque ajuda psicológica assim que perceber o início dos sintomas. A terapia é muito importante nestes casos, pois permite à pessoa compartilhar seus problemas com o terapeuta e aprende a dar menos valor a pequenas coisas.

É possível prevenir a ansiedade generalizada?

Infelizmente não existe uma receita ou formula mágica para a prevenção do TAG. Porém, é possível ter uma vida mais saudável que ajudará a manter a ansiedade longe da vida cotidiana. Exercício físico, uma dieta regular, uma boa noite de sono (pelo menos 7 horas por noite), não beber e ter uma vida social ativa, são pontos que ajudam a manter esse distúrbio distante da rotina.

Causas da ansiedade generalizada

Outros fatores que podem agir como causa da ansiedade generalizada é o estilo de vida. Pessoas que possuem uma vida muito agitada e alta demanda social, entre outros fatores são mais propensas a desenvolver o distúrbio. Além disso, algumas condições genéticas podem elevar as chances de uma pessoa desenvolver esse distúrbio psicológico.

O transtorno da ansiedade generalizada pode surgir em qualquer idade, devendo ser avaliado por um psicólogo ou psiquiatra assim que perceber os primeiros sintomas para que o transtorno não afete a qualidade de vida do paciente

Agende uma Avaliação Gratuita

Se você sofre com os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada, entre em contato comigo agora mesmo e agende uma avaliação gratuita com a Natália Marques Antunes, psicologa especializada no tratamento transtornos mentais.

transtorno de ansiedade generalizada

Créditos de imagem: Freepik.com