A terapia cognitivo comportamental (TCC) é um tipo de tratamento psicoterápico baseado em uma conceitualização inicial, ou seja, na compreensão da estrutura de funcionamento do paciente, com os seus padrões de pensamentos e comportamentos usuais.

A TCC pode ser uma ferramenta muito útil – sozinha ou em combinação com outras terapias – no tratamento de distúrbios de saúde mental, como depressão, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou distúrbio alimentar.

A terapia cognitivo comportamental trata-se de uma abordagem mais diretiva, com menos tempo de duração do tratamento e focada no problema específico do cliente. Durante o tratamento, o paciente aprende a identificar e a mudar padrões de pensamento destrutivos ou perturbadores que afetam negativamente o comportamento.

Quando surgiu a terapia cognitivo comportamental?

O modelo de terapia cognitivo comportamental foi criado pelo psicanalista Arron T. Beck na década 1950, por meio de estudos realizados em pacientes com depressão. Ele percebeu que os pacientes com depressão tinham uma visão distorcida de si mesmos, do mundo à sua volta e do seu futuro, a chamada tríade negativa, que se forma na infância. A partir disso, ele concluiu que o pensamento negativo distorcido altera o nosso estado de espírito e, consequentemente, o nosso comportamento.

A terapia cognitivo-comportamental nasceu com o objetivo de solucionar pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas da depressão. De acordo com Beck, Trata-se de um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente.

Nas últimas décadas, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem tido um impacto positivo na área da saúde mental devido à sua eficácia no entendimento e tratamento de diversos distúrbios emocionais e comportamentais.

Como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental?

A TCC atua de forma objetiva e estruturada, enfatiza o momento presente e as dificuldades que se quer enfrentar e melhorar.

Atua na orientação e resolução de problemas, assim como na flexibilidade e reestruturação de pensamentos e crenças distorcidos e/ou disfuncionais e comportamentos indesejados.

O objectivo central da TCC é permitir que cada indivíduo torne-se seu próprio terapeuta, gerindo as suas emoções, sentimentos e atitudes face aos desafios da vida.

As sessões de TCC são estruturadas com um começo, um meio e um fim. Trabalhando em equipe, o paciente e o terapeuta agem de forma a alcançar os objetivos de melhoria do paciente.

Como a TCC pode me ajudar?

O TCC tem como objetivo, mostrar ao paciente que é possível mudar completamente uma situação, assim como ele pensa. Isto é, a forma como o paciente enxerga o mundo. Por outro lado, embora possa parecer simples quando lemos a respeito, questionar os próprios pensamentos não é uma tarefa muito fácil.

Pensamentos positivos é a solução?

A resposta é Não. Se tentarmos ter apenas pensamentos positivos, é provável que também ignore sinais importantes. A terapia cognitivo comportamental oferece examinar a situação do problema de diferentes ângulos, positivo, negativo e neutro, para levar a pessoa a novas conclusões e soluções.

A solução é desenvolver pensamentos alternativos, ou seja, tornar o pensamento mais flexível. O pensamento alternativo vem de uma melhor percepção de si mesmo ou da situação em que se encontra. Geralmente é mais positivo que o pensamento automático, mas não substitui o pensamento positivo, porque o simples pensamento positivo tende a ignorar a informação negativa. Com informações adicionais ou um ponto de vista mais amplo, sua percepção mudará e você terá novos sentimentos e comportamentos.

Portanto, a ajuda de um profissional especializado é sempre fundamental, até para que a tarefa de desafiar-se se torne uma rotina e não apenas algo momentâneo. Garantindo que tudo possa voltar a ser como era antes.

Os benefícios da terapia cognitivo comportamental

A terapia cognitiva comportamental provou ser uma das técnicas mais eficazes no tratamento de certos distúrbios mentais, especialmente por apresentar ao paciente exercícios específicos práticos que promovem resultados objetivos. A terapia cognitivo comportamental, assim como outras linhas de psicoterapia, também podem ajudar a controlar os sintomas.

Para quem a TCC é indicado?

Em geral, a ajuda de um psicólogo é sempre bem-vinda, mesmo que não haja nada com que se preocupar no momento. O psicólogo, através da psicoterapia, irá ajudar o paciente na busca pelo auto-conhecimento e equilíbrio emocional, que hoje, em meio ao estresse e ansiedade cotidiana, tem se tornado cada vez mais comum.

Com a TCC não seria diferente. Lembre-se que a terapia cognitivo comportamental é uma abordagem que se concentra em outra forma de entender o problema que o paciente traz consigo, o que não significa que não tente também lidar com problemas passados que o paciente quer resolver por si mesmo.

Mas, em vez de procurar o autoconhecimento, você deve sempre contatar um psicólogo quando sentir que algo não está “no campo”. Quando você percebe que seus pensamentos estão se tornando cada vez mais pessimistas e que isso já está afetando sua rotina e daqueles ao seu redor.

O papel do terapeuta será ajudar você a encontrar o seu “equilíbrio” e assim viver uma vida mais saudável e feliz.

Terapia cognitivo comportamental - Agende uma consulta

Créditos de imagem: Freepik.com