A hipocondria, também conhecida como “mania de doença”, é um transtorno mental na qual a pessoa apresenta uma preocupação irracional em estar doente ou desenvolver uma doença seria.

Muitas pessoas não assumem que estão com este transtorno e por isso evitam procurar tratamento. No artigo de hoje, saiba quais são os sintomas e como é o tratamento do hipocondríaco.

O que é hipocondria

A pessoa hipocondríaca acredita que é portador de uma doença grave, muitas vezes “ainda não diagnosticada”. O individuo apresenta uma preocupação excessiva com os sintomas que pode ter e com a sua saúde, visitando médicos para realizar exames rotineiros.

Este sentimento de preocupação está associada ao profundo medo de morrer. Qualquer mudança e alterações no próprio corpo é capaz de despertar a ansiedade associada a um fim prematuro da vida. Embora receba uma resposta positiva do médico sobre sua saúde durante uma consulta, o hipocondríaco não fica satisfeito só por um médico, procura dois, três, quatro, vários para confirmar que não apresentam nenhum problema de saúde.

Em suma, trata-se de um medo irracional com a saúde a qual está relacionado à ansiedade. Os sintomas da hipocondria são muito semelhantes aos da ansiedade e síndrome do pânico, o que torna mais difícil concluir o diagnóstico.

O que causa a hipocondria?

Existem diversos fatores que podem levar a um diagnóstico desta condição, por isso é difícil apontar apenas uma causa específica para todos os hipocondríacos.

No entanto, experiências negativas e traumáticas durante a infância, doenças graves na família, histórico de distúrbios de ansiedade, morte de um ente querido, e ter sofrido uma doença grave no passado, são considerados os principais fatores de risco.

Acredita-se também que pessoas que foram negligenciadas pela família tem maiores probabilidade em desenvolver esta patologia, pois a pouca afetividade, traz, ao hipocondríaco, uma necessidade exagerada de atenção, o que faz com que o individuo crie sintomas constantes para que as pessoas direcionem sua atenção à eles.

Quais são os sintomas?

Uma pessoa que sofre de hipocondria geralmente apresenta os seguintes sintomas:

• Medo constante ou ansiedade prolongada de ter uma doença grave
  • Medo de que sintomas e sensações físicas menores possam ser a causa de uma doença grave
  • Visita constantes em médicos ou realização de exames complexos com bastante frequência, como ressonâncias magnéticas e ecocardiogramas
  • Trocar de médico frequentemente, afim de buscar uma segunda opinião que indique uma condição grave
  • Falar repetidamente sobre seus sintomas ou das doenças de que afirma ter
  • Checar diversas vezes o corpo em busca de doenças
  • Checar diversas vezes os sinais vitais, como pulsação ou pressão sanguínea
  • Imaginar ter uma doença só de ler ou ouvir sobre ela.

As pessoas com hipocondria também tendem a agravar os sintomas quando estão realmente doentes. Porém, a principal característica é o pensamento obsessivo de que isso de fato pode ser tratar de uma doença extremamente grave e que a sua vida pode estar em perigo.

Como tratar a hipocondria?

Um tratamento que traz ótimos resultados para hipocondríacos é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma vez que o tratamento foca em cessar condutas prejudiciais e promover a adoção de novos padrões de comportamento mais saudáveis.

Às vezes pode haver uma exposição aos medos irracionais da pessoa. O psicólogo pode aconselhar ao paciente a realizar exercícios, caso ele apresente algum medo de ter ataque cardíaco. É claro, esta técnica é aplicada com base na confiança e na resposta de cada indivíduo ao longo do tratamento. Além disso, o paciente aprende a olhar para a realidade de uma forma mais pragmática, o que ajuda a evitar que suas ansiedades se manifestem.

Um exemplo claro disso é quando um paciente conta ao psicólogo que devido a sua preocupação excessiva sobre a saúde o levou a consultar oito médicos diferentes. Eventualmente, eles chegaram ao mesmo diagnóstico. A reflexão sobre a necessidade de tomar essa decisão é incentivada pelo psicologo. Um outro exemplo deste tipo de autorreflexão é: “se todos chegaram à mesma conclusão de diagnostico, por que visitar todos eles foi realmente necessário?”. O paciente enfrenta as suas crenças de uma forma segura.

Pode durar a vida toda?

Sim, este transtorno pode durar a vida caso não seja tratada da maneira correta. No entanto, por se tratar de um transtorno tratável (embora a hipocondria não seja tratada da noite para o dia), por isso a importância do acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

A Psicologa Natália Marques Antunes pode ajudá-lo(a) a entender melhor sobre esse transtorno mental e como superar os sintomas. Conhecimento é poder e, neste caso, é necessário para que seja possível combater este quadro nocivo a saúde mental.

o que é hipocondria - Sintomas, causas e tratamento

Créditos de imagem: Shutterstock.com